Como tirar passaporte

Então você quer viajar mas precisa de um passaporte. Ele é um documento emitido pelo Departamento de Policia Federal onde conta o visto e os registros de entrada e saída dos países. Ele é válido por cinco anos e depois disso deve ser renovado. O processo todo é burocrático mas não é dificil, o grande problema são as filas no DPF, resultado do aumento de 40% de pedidos de passaporte de 2010 para 2011.

Como tirar o passaporte ou renová-lo:

1. Acesse o site da Polícia Federal: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte

2. Preencha o formulário eletrônico clicando no link "emissão do passaporte" da página acessada.

3. Depois de preenchido o formulário será emitida a Guia de Recolhimento da União (GRU) - imprima o boleto e pague-o, respeitando a data de vencimento.

4. Compareça ao posto do Departamento de Polícia Federal escolhido no momento do requerimento (em algumas unidades do DPF é preciso agendar uma data de apresentação) com a documentação original exigida, o comprovante da GRU paga e o protocolo da solicitação do passaporte. Será marcada uma data para você retornar e buscar o passaporte novo.

5. Na data marcada para retirar seu passaporte novo, compareça ao posto da Polícia Federal pessoalmente, apresentando o RG e o recibo (entregue no dia da apresentação) no horário e local indicados.

Valores: A taxa de concessão de passaporte comum é de R$ 156,07. Se você vai renovar o passaporte, não se esqueça de levar o passaporte anterior. A concessão sem a apresentação do anterior, válido ou não, custa R$ 312,14 (o dobro).

Documentos necessários:

- Documento de identidade (como carteira de identidade, habilitacão ou militar);
- CPF; - Certidão de casamento (para quem casou e mudou de nome);
- RG ou certidão de nascimento (para menores de 18 anos);
- Título de eleitor e comprovantes de votação nos dois turnos (se houve) da última eleição. Na falta deles, leve uma declaração da Justiça Eleitoral que prove que está quite com as obrigações eleitorais;
- Certificado de reservista ou uma declaração da Junta Militar de que está quite com o Serviço Militar para os homens entre 18 e 45 anos;
- Certificado de naturalização para os naturalizados;
- Comprovante de preenchimento do formulário online;
- Comprovante do pagamento da guia (GRU);
- Passaporte anterior (quando houver);
0 Responses

Postar um comentário