O primeiro mochilão a gente nunca esquece

Mochilão, para quem ainda não sabe, é a viagem que se faz carregando pouca bagagem e, menos ainda, dinheiro. É um tipo de viagem em que os confortos são menores, mas os gastos ficam mais em conta. 

Contudo, ser barato não precisa ser sinônimo de “perrengue”. É possível fazer um mochilão sem passar por apertos sérios que comprometam a viagem. Para isso, aí vão algumas dicas para os mochileiros iniciantes.

Documentação
Alguns países podem pedir a carteira Internacional de Vacinação (CIV). No Brasil, ela é emitida pela Anvisa e é só entrar em contato com o órgão para pedir a sua.

Passaporte é requisito para entrar na maioria dos países. É fácil tirar, entre no site da polícia federal (http://www.dpf.gov.br/) vá em passaportes e se informa da documentação e processo. Vale lembrar que tirar o passaporte é muito fácil. Difícil é marcar a entrevista na Polícia Federal. Então, não deixa para a última hora.

Permissão Internacional para Dirigir (PID) é interessante para quem já tem carteira. Quem sabe surge a oportunidade de fazer a viagem de carro. Às vezes não fica caro e é bem confortável. Vale lembrar que só pode tirar a PID quem tem a carteira definitiva. Para mais informações entrem no site do http://www.denatran.gov.br/




Hospedagem
Os albergues são, definitivamente a hospedagem preferida dos mochileiros. O clima descontraído agrada bastante e o preço baixo é um atrativo. É importante conhecer bem o lugar em que for se hospedar para evitar surpresas desagradáveis. O legal desses lugares é que lá você pode conhecer outros viajantes mais experientes e trocar experiências.



Mochilas
Ora, isso é o que não pode faltar! Escolha uma boa mochila. Ela deve ser resistente e confortável. Pense no tamanho da sua viagem e no tamanho da sua mochila. Mochilas muito grandes ficam muito pesadas e são um parto para serem carregadas por longas distâncias. Para quem é aventureiro, vale levar uma Camelback, que armazena água ou qualquer outro líquido. Quem for mais organizado e econômico pode até dispensar as grandes mochilas e levar menores. Apertando bem suas roupas, dá para caber muita coisa lá dentro.


Roteiro
Fazer uma viagem engessada é muito chato. Porém, viajar sem ter pensado em um roteiro guia também não é muito legal. O problema é que às vezes é difícil de saber o que há de interessante para fazer em certos lugares. Com um roteiro, é possível conhecer o básico de um lugar e otimizar seu tempo.

Uma idéia na cabeça
É o mais importante. Escolha um lugar que deseje muito visitar e comece a planejar sua viagem!
Marcadores: edit post
0 Responses

Postar um comentário